quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Outubro Rosa

Oiiii meninas!!!

     O papo hoje será sobre o movimento Outubro Rosa!!!
    Sei que hoje é o último dia do mês de Outubro e deixei para publicar somente hoje este post propositalmente. O movimento internacional Outubro Rosa iniciou-se Estados Unidos e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o Câncer de Mama . 
     
Autoexame
    O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreção dos mamilos, mudança de cor da pele, retrações.
      O autoexame de mamas deve ser realizados mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
        A frequência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificações nas mamas de um mês para o outro.

Como se deve fazer o autoexame?
O autoexame das mamas, ou seja, aquele que é realizado pela própria mulher, deve fazer parte das ações de educação para a sua saúde e para o conhecimento do próprio corpo, devendo ser realizado mensalmente após a menstruação. Ele não substitui o exame clínico das mamas feito pelo médico, nem a monografia. 

1 - Fique em pé, em frente ao espelho. Observe os bicos dos seios, a superfície e o contorno das mamas;
2 - Em pé, em frente ao espelho, levante os braços. Observe se com o movimento aparecem alterações no contorno e na superfície das mamas;
3 - Deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos;
4 - Deitada, a mão esquerda apalpa a mama direita. Repita deste lado os movimentos circulares, apertando levemente com as pontas dos dedos.


Viram como é fácil???  Achando alguma anormalidade procure um médico!!!
O diagnóstico precoce do Câncer de Mama aumenta as chances de cura!!!

     Uma das manifestação de apoio a esta campanha foi a iluminação rosa em alguns monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc.
     Deixei para publicar este post, somente no último dia do mês, pois quero conscientizar as mulheres a não se preocuparem com o Câncer de Mama somente em Outubro e sim fazer disto uma campanha diária!!!
TOQUE-SE!!!


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Meu médico sempre me fala msm pra fazer o autoexame dps q a menstruação terminar, mas eu nunca faço.. a gnt q eh mais nova sempre acha q nunca vai ter nada neh? ignorância da minha parte... =S
    Parabéns por esse post Mih!
    Bjinhus! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pri as vezes eu também penso que sou muito nova... ignorância nossa! É bom a gente se tocar, se conhecer....

      Bjos e obrigada pela visita!!!!!

      Excluir
  2. siimmm ..eu fiz a pouco tempo na campanha q teve da avon aki...sempre temos que nos cuidar sim

    besos y buen miércoles

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar de nós em primeiro lugar!!!!!

      Obrigada pela visita, volte sempre!!!!!

      Excluir
  3. Oi Mih!
    Muito importante essa campanha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Talita, esta companha é importantíssima mesmo!!!!

      Beijos e obrigada pela visita!!!!

      Excluir

Agradeço imensamente pelo comentário. No possível estarei respondendo e retribuindo a visita, por isto não deixe de colocar o link do seu blog e de todas mídias sociais. Beijos Michellen Augusto