sábado, 30 de junho de 2012

Camiseta Feita de PET + SORTEIO!!!

Oi... tudo bem com vocês? Espero que sim...

   Há quatro anos atrás estava participando de uma feira quando me deparei com este cartaz:

   E como sou ligada em questões ambientais, procurei saber como duas garrafas, ISTO MESMO DUAS GARRAFAS PET se transformam em uma camiseta. Fui no stand e quem me recebeu foi a Silva Prado, responsável pela marca, e ela me explicou o processo de fabricação da camiseta, a criação das estampas e os benefícios de compra deste produto.  Conto tudinho para vocês neste post.

   “Para entender o processo de fabricação das camisetas, basta compreender que o polietileno das garrafas pet é um material termoplástico, o que significa que pode ser reaproveitado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando são aquecidos, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. A aquisição de uma camiseta feita de pet mostra o compromisso para o crescimento sustentável do nosso planeta. Esta camiseta foi produzida com 50% de poliéster reciclado de pet e 50% de algodão. Lembre-se uma garrafa pet demora 450 anos para degradar. Faça a diferença no mundo e use produtos ecológicos.

Fases do processo:
1ª- As garrafas Pet são recolhidas por catadores, lavadas e separadas por cores. É retiradas as tampas e os rótulos das embalagens, que passam por um processo de higienização e secagem. Então, o pet é moído e reduzido a pequenos pedaços (flakes);
2ª- É feita uma fusão à temperatura de 300°C, além de uma filtragem para retirada de impurezas, obtendo assim os chips (grânulos milimétricos). Repete-se o processo, e o material derretido é passado por um equipamento que o transforma em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que a do algodão;
3ª- As fibras (Fibra é uma estrutura filamentosa natural, artificial ou sintética. É a unidade de matéria que pode ser fiada e transformada em tecidos planos, malhas ou feltros e podem ser obtidas a partir da garrafa Pet) são transformadas em fios de poliéster;
4ª- É então produzida a malha, combinando-se 50% de poliéster reciclado e 50% de algodão, o que resulta numa malha ecológica de grande qualidade.

A Estampa: as estampas são exclusivas e desenvolvidas por profissionais renomados e com foco sempre nas questões sócio ambientais. São feitas com Serigrafia ou Silkscreen que é um processo de impressão no qual a tinta é vazada através de uma tela preparada (matriz). Vantagens: maior durabilidade da estampa, cores mais vivas.

Benefícios: um grande benefício da reciclagem é a geração de inúmeros empregos. Esse papel social auxilia a renda de milhares de famílias ao redor do país, continuando um ciclo que só traz benefícios a todos os envolvidos. Além de contribuir com o meio ambiente e a responsabilidade social, fatores que só vem confirmar a necessidade de todos separarem o lixo para reciclagem.”
   
   O resultado deste interessante processo é uma camiseta com uma malha bem levinha, gostosa e ainda ambientalmente correto. Vale muito a pena, custo beneficio a compra de um produtos feito de pet. A marca Camisetas Feita de Pet tem uma lojinha com camisetas e ecobags.
   Você gostaria de ganhar uma camiseta feita de pet???? Todos levantam a mão \o/
   A Camiseta Feita de Pet me disponibilizou uma camiseta para sorteio. A pessoa poderá escolher dentre estes dois modelos:

Vamos as regras do sorteio:
-Ter endereço de entrega no Brasil;

-Seguir publicamente o blog Comente-se;

-Comentar este post dizendo o que achou de todo o processo para fabricação das camisetas;

-Entra na loja e escolha um produto (http://www.camisetadepet.com.br/).

Chances Extra:
-Curtir as Fanpages no Facebook Camisetas Feita de PET e Blog Comente-se  e compartilhar o link. Vale mais uma inscrição.
   
-Seguir no Twitter @MiAugusto e @camisetadepet1 e dar a RT “Sorteio de uma Camiseta Feita de PET!!! @MiAugusto @camisetadepet1 eu quero vestir esta ideia!!! http://migre.me/9HZWQ
     
-Se inscrever no canal do YouTube. Vale mais uma inscrição.

CADA PARTICIPANTE TERÁ DIREITO A NO MÁXIMO QUATRO INSCRIÇÕES!!!

     O sorteio inicia-se hoje 30/06 e terá seu término no dia 28/07, onde o ganhador será avisado por emal e terá 24 horas para responder.


Observação: o envio do produto será por responsabilidade da empresa Camiseta Feita de PET.

Boa sorte a todos.... 

SORTEIO ENCERRADO

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Sinceramente eu adorei.Sou bióloga e tô sempre procurando uma maneira de colocar na cabeça dos outros como isso é importante, reciclar!!!! Ótima ideia =D

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa, e ainda envolve um trabalho social.
    As camisetas estão lindas! Gostei de vários modelos.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q td o trabalho vale a pena. Principalmente qnd surge um produto q td mundo pode usar, afinal, tds usam roupas. rs

    ResponderExcluir
  4. Bom acho que além de ser super sustentável essa ideia que é brilhante e as camisetas lindas, o mais legal é o começo de tudo sobre os catadores, que não deixa de ser um trabalho super digno e que muita gente tem preconceito, parabéns pelo incentivo da empresa. Achei super interessante o processo até chegar no tecido.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante o processo,ideia fantastica,eu aprovo!
    casarnocampo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!! Super aprovado essa idéia!!
    Eu tenho sacolas feitas de garrafas pets, mas são de tecidos q ficaram mais grosseiros, não imaginei que fosse possível fazer malhas levinhas tb.
    Bjksss

    ResponderExcluir
  7. Mih,

    Há alguns anos, vi na TV uma reportagem a respeito da fabricação de camisetas com pet, mas não conhecia o processo.
    Achei muito interessante.
    Ótima iniciativa!
    Obrigada pelo convite. :)
    Participando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Michellen, não consegue pegar o link, o site é protegido... Mas coloquei no formulário o nome da que mais gostei.

    Acho super importante divulgar ideias e produtos como esse. Adoro!!

    Bjoos

    www.socialgatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom reaproveitar produtos que seriam jogados no lixo, sustentabilidade é a palavra p/ um mundo melhor, preservando a natureza e consequentemente melhorando a qualidade de vida de todos nós.

    ResponderExcluir
  10. participandooooooooooo ,adorei o sorteio

    ResponderExcluir

Agradeço imensamente pelo comentário. No possível estarei respondendo e retribuindo a visita, por isto não deixe de colocar o link do seu blog e de todas mídias sociais. Beijos Michellen Augusto