quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Beba Água, Beba Saúde!


     Oiii galerinha!!!

     Hoje, venho lhes falar sobre o mais precioso dos líquidos: ÁGUA!

    Vocês sabiam que a água é o principal constituinte do organismo humano, sendo de fundamental importância para a nossa sobrevivência? Pois bem, vocês sabem quanta água circula no corpo? Possuímos, em média, 70% de água no nosso organismo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 kg deve ter, mais ou menos, 42 litros de água em sua constituição.
     A água exerce inúmeras funções dentro do organismo humano. Ela controla a pressão do corpo, mantendo um balanço apropriado entre água e eletrólitos; faz parte do sangue e é o maior meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células, além de transportar produtos indesejáveis (toxinas) que são eliminadas pelos rins; protege os tecidos corporais e regula a temperatura corporal por meio da transpiração para que haja a manutenção do equilíbrio térmico. A água é o maior constituinte do suor, dissipando o excesso de calor através da evaporação pela pele. No suor, perdemos 97% de água e 3% de eletrólitos (sódio, potássio, magnésio, cloreto). A quantidade de suor liberada por uma pessoa depende se ela está fazendo alguma atividade, se está no ar livre na sombra ou sob o sol. Em repouso, o valor diário costuma ficar entre 600 ml e 1,5 litros de suor por dia. Durante o exercício, dependendo da idade, do sexo, do peso, da duração e intensidade do esforço, da roupa e da temperatura ambiente, um indivíduo pode perder de 4,5 a 7,5 litros de suor por dia.

Mas, vocês podem me perguntar qual a quantidade de água recomendada para se ingerir por dia?

Respondo a vocês que a ingestão hídrica é extremamente individual. Devemos ingerir, basicamente, quantidades de água proporcional às necessidades calóricas, isto é, 1 ml de água para cada caloria ingerida. Então, um indivíduo que tem a necessidade de 2500 calorias/dia, necessita de 2,5 litros de água por dia. Além disso, devemos levar em conta fatores como sudorese (quantidade de suor produzido) e diurese (volume de urina produzida) que, se forem excessivas, podem aumentar a necessidade de reposição hídrica.

E se não tivermos uma boa hidratação, quais as consequências?

Podem ser intestino preso, celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados e, em casos extremos, pode até levar à morte.

É necessário manter o corpo hidratado também durante o exercício? Com que frequência devo beber água durante os exercícios físicos? 

Sim. Já disse que nosso organismo necessita de água para funcionar. Nossas funções fisiológicas possuem relação direta com a concentração de água em nosso corpo, por isso a importância de mantermos uma ingesta constante de líquidos também durante a prática física. O déficit hídrico, além de reduzir o desempenho no exercício, aumenta as chances de uma complicação térmica. "O ideal é beber água antes mesmo de sentir sede". Quando sentimos sede, o organismo já está desidratado. E a desidratação reduz o tempo de atividade por piorar o desempenho e antecipar a fadiga, sendo péssimo para quem quer ou precisa treinar por mais tempo. Então, lembre-se: é muito importante a ingestão de água antes, durante e depois de suar a camisa, principalmente nas atividades que promovam grande sudorese e em dias muito quentes, protegendo, assim, seu organismo de futuros problemas e potencializando resultado dos treinos. Portanto, hidrate-se bem para malhar mais e siga este conselho:

ANTES: beba de 500 a 600 ml duas ou três horas antes do exercício e de 200 a 300 ml entre 10 a 20 minutos do início do exercício.

DURANTE: durante o esforço, beber água irá deixar seus músculos bem hidratados, evitando a perda excessiva de sais minerais, elevação exagerada da temperatura corporal, a hipertermia e até câimbra. Portanto, a reposição de água deve ser feita em intervalos regulares, geralmente a cada 15 a 20 minutos de exercício. Se a atividade for muito longa, e durar mais de uma hora, aconselha-se, até mesmo, bebidas que contêm carboidratos e eletrólitos, como sódio e potássio (isotônicos).

FIM DO TREINO:  ingerir 150% do que foi perdido de peso corporal para que o organismo volte a um estado de boa hidratação. Por exemplo, para uma pessoa de 60 kg que perdeu 2% do seu peso corporal (1,2 kg) pelo suor, deverá beber 1,8 litros de água ou outro líquido (água de coco é muito bom) no final do treino. E isto até uma hora após a sessão de exercícios, preferivelmente.



Então pessoal, vamos suar a camisa e beber muita água para aumentar o rendimento e evitar o cansaço antecipado?!

BEBA ÁGUA, BEBA SAÚDE!

      Beijinhos e BONS TREINOS!!!

Eu e Você, de bem com a vida!


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Christiane!
    Nossa sou acostumada a beber MUITA água! Não fico sem de jeito nenhum!
    Beijos

    @Thalita_BlogTF
    http://www.terapiafeminina.com/
    https://www.facebook.com/BlogTerapiaFeminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita..

      Que bom que você hidrata-se bastante, pois necessitamos mesmo de muuuuita água para que tudo funcione bem no organismo além, é claro, de melhorar e hidratar a pele, cabelos e melhorar muito o funcionamento do intestino, como já mencionado no Post.

      Beijão..

      Excluir
  2. Olá, vim retribuir a visita!! Beijos.

    www.nathymenezes.com

    ResponderExcluir
  3. Água é TUDO de bom, eu não bebia muita água, mais por insistência de uma tia minha, começei a beber, e agora não consigo mais parar!

    Ótimo POST, muito interessante! Amei!

    Beijos

    http://alwaysbeautif.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. EU QUE ESTOU DE DIETA SEI BEM COMO ÁGUA É SUPER IMPORTANTE!!

    http://irmasdebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que dicas preciosas!! Vou começar a fazer caminhada nos próximos dias e gostei de saber que é bom beber água antes do exercício. Com certeza vou por em prática as dicas :)

    Bjoos

    www.socialgatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kesia!

      Que bom que gostou das dicas. Realmente, são dicas bem práticas mesmo, ainda mais com o verão se aproximando...devemos beber muita água, especialmente ao exercitar-nos com o clima mais quente, evitando a desidratação!!

      Bjinhos..

      Excluir
  6. Eu bebo MUITO água durante o dia, muuita mesmo .. rsrs

    Beiiijos linda!

    ResponderExcluir

Agradeço imensamente pelo comentário. No possível estarei respondendo e retribuindo a visita, por isto não deixe de colocar o link do seu blog e de todas mídias sociais. Beijos Michellen Augusto